domingo, 17 de janeiro de 2021

Primeira Etapa das Provas do ENEM, Pandemia da Covid-19 e a suspensão do Concurso no Amazonas

Imagem capturada na Internet

Daqui a poucos minutos começam as provas da 1ª Etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), contrariando o senso comum mediante os riscos de contaminação pelo Novo Coronavírus. Isso em todo o território nacional, com exceção do estado do Amazonas que teve o concurso suspenso devido à alta incidência de casos confirmados e de óbitos pela covid-19 (a maior do país).  

Depois de muitas polêmicas acerca da suspensão ou não do referido concurso, o governo do estado publicou um Decreto confirmando a suspensão do Enem em todo o estado do Amazonas, na última 4ª feira, dia 14 de janeiro. Além dos altos números de casos diagnosticados de Covid-19 e de mortes, não podemos esquecer o caos que a rede hospitalar da capital (Manaus) está enfrentando com leitos lotados (enfermarias e UTIs), a falta de oxigênio e de outros insumos necessários aos pacientes internados.  

De acordo com o Portal do G1, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou em redes sociais, que as provas da 1ª e 2ª etapa do Enem, no estado do Amazonas, serão aplicadas respectivamente nos dias 23 e 24 de fevereiro.  

Levando em consideração a conjuntura atual, com o agravamento e elevação dos índices da Pandemia da Covid-19 em nosso país, sobretudo, nos estados do Amazonas e Rio de Janeiro, a suspensão deveria ser a medida mais coerente se o Governo Federal não deseja transformar a situação de Manaus em uma rede difusora em todo o país.  

Infelizmente, o combate e o enfrentamento de forças são desiguais. O governador de Manaus lutou para manter a sua decisão em prol de vidas.  

Mesmo com todos os cuidados e medidas preventivas nos locais das provas, não esqueçamos que os riscos se multiplicam, ou seja, os candidatos – em caso de contaminação – são agentes transmissores e multiplicadores da contaminação entre os seus familiares, amigos e terceiros.  

Eu fico pasma como as autoridades negam e permanecem negando a gravidade da situação mundial e do nosso país, Brasil!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário