quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Uma Imagem vale mais do que Mil Palavras

 

Imagem capturada na Internet
Foto: Go Nakamura/ Getty Images North America/
Getty Images via AFP


No ano passado, essa imagem viralizou na Internet, mais precisamente, no final do mês de novembro. Ela foi registrada no Dia de Ação de Graça, conseguindo retratar um turbilhão de emoções que envolvem todo o contexto da Pandemia da Covid-19 na vida das pessoas (pacientes, médicos, equipe de profissionais do hospital e familiares dos pacientes).  

O forte impacto e o turbilhão de emoções são notórios, pois envolve os seguintes elementos: um ambiente de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) hospitalar; um paciente idoso, com Covid-19, angustiado e um médico altamente profissional e sensibilizado com o estado do paciente. Como pano de fundo, se assim posso me referir, a conjuntura pandêmica extremamente grave e, ao mesmo tempo, delicada, tendo em vista que é uma doença solitária.  

Essa cena foi registrada no United Memorial Medical Center, em Houston, Texas (EUA). O médico é o Dr. Joseph Varon, chefe de equipe do referido hospital.  

Segundo o Portal do próprio United Memorial Medical Center, na véspera do Dia de Ação de Graça, o médico declarou à CNN, se referindo ao período do Natal e no sentindo das pessoas não mudarem a sua conduta perante à pandemia,

"a América verá os dias mais sombrios da história médica americana moderna. 

Naquela ocasião, além do médico estar trabalhando durante 251 dias seguidos com pacientes com COVID-19, o referido hospital tinha atingido a sua capacidade máxima, já tendo ampliado o número de vezes para dar lugar aos doentes (pacientes), que chegavam a todo momento.  

No seu 252º dia consecutivo de trabalho, ou seja, no Dia de Ação de Graças (26 de novembro),  ele – ao entrar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da covid-19 - viu um paciente idoso, em pé (fora da cama), querendo sair da Unidade. Este se mostrava aflito e estava chorando.  

Foi, neste momento, que a compaixão e o sentimento altruísta do profissional falaram mais alto, aniquilando qualquer dúvida quanto à intervenção e assistência mais adequadas ao paciente na situação configurada.   

A atitude do Dr. Joseph Varon foi abraçar e tentar confortar o paciente idoso, cujo nome não foi divulgado (eu, pelo menos, não consegui descobrir em minhas pesquisas). De acordo com as mídias, o idoso estava chorando e, em desabafo ao médico, disse que queria ficar com a sua esposa.  

Este momento de relação entre o médico e o paciente, a do abraço, foi capturado pela câmera do fotógrafo Go Nakamura e viralizou no mundo inteiro.  

De acordo com o médico, esse paciente não foi o único a tentar sair da UTI. A internação e o isolamento em si, é difícil para muitos pacientes, sobretudo, para os idosos, segundo o mesmo. Daí ele ressaltar a importância das devidas precauções em meio à pandemia, alertando aqueles que não respeitam as medidas preventivas...  

“ (...) O que as pessoas precisam saber é que não quero ter que abraçá-las. Elas precisam fazer as coisas básicas – manter distanciamento social, usar máscaras, lavar as mãos e evitar ir a lugares onde há muitas pessoas.”  

Realmente, se parte da população que se mostra incrédula à gravidade da pandemia, ao menos, respeitasse o outro, a coletividade, evitando as aglomerações, a ida a bares, às praias e outros locais públicos, os hospitais não estariam à beira de um colapso, com falta de vagas nas enfermarias e nem de leitos nas Unidades de Tratamentos Intensivos (UTI).  

Assim como as estatísticas da Pandemia em nosso país não estariam altas, tanto no que diz respeito aos números de casos confirmados quanto ao número de óbitos.  

Atualizando os dados do nosso país, com os números de hoje, o Brasil registrou até às 17h22: 7.810.400 casos confirmados de Covid-19 e 197.732 mortos pela doença ou por complicações dela.  

Ah, já ia me esquecendo... Eu pesquisei, mas não encontrei nada acerca do quadro atual do idoso da foto. Gostaria de ter notícias de sua saúde.

 

Fontes de Consulta

. Foto de médico confortando idoso com covid no Texas viraliza - IstoÉ  

. United Memorial Medical Center - UMMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário