Imagem capturada na Internet Fonte: O Globo/Economia Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil |
Paulatinamente, dados do Censo Demográfico deste ano estão sendo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Órgão responsável pelo levantamento da população brasileira.
Entre os indicadores sociais divulgados foi a expectativa de vida do nosso país, que aumentou em relação ao último Censo Demográfico, realizado em 2010, passando de 76,8 anos para 77 anos (referente a 2021 e publicada em 2022).
Vale ressaltar aqui que, embora, a periodicidade da realização do Censo Demográfico ou recenseamento da população é decenal, isto é, ele é feito de dez em dez anos.
O último Censo deveria ter sido realizado em 2020, mas devido à Pandemia do Novo Coronavírus, o mesmo foi adiado para o ano seguinte (2021), que também não foi possível de ser aplicado pelo mesmo motivo. Por fim, este levantamento pode ser feito neste ano (2022).
Contudo, a data de encerramento da coleta de dados,
prevista para o final de outubro, foi adiado, devendo ser concluído no final do mês de
dezembro.
A Expectativa de Vida é um indicador social que consiste na esperança de vida que o indivíduo possui ao nascer, isto é, ele expressa a quantidade de anos que vive, em média, a população.
Trata-se de um índice muito utilizado para análise do nível de desenvolvimento dos países, tendo em vista que, quanto mais alta for a expectativa de vida de um país, mais desenvolvido este mostra ser. Enquanto que os índices mais baixos indicam que menos desenvolvido ele se configura (países subdesenvolvidos).
Todavia, a grande crise sanitária por qual atravessamos e que continua em curso, ou seja, a Pandemia do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2), afetou massivamente a população e, sobretudo, os grupos mais vulneráveis (com comorbidades), fazendo com que a expectativa de vida dos brasileiros tivesse uma queda no período entre março de 2020 e dezembro de 2021.
De acordo com um levantamento elaborado pela pesquisadora, Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e, publicado em reportagem pela CNN Brasil, a média de longevidade do nosso país chegou ao patamar de 72,2 anos, no respectivo período.
Além dos registros elevados de mortes e do declínio da expectativa de vida dos brasileiros, a pandemia fez com que muitos casais adiassem o planejamento de ter filhos, evitando assim uma gravidez de risco tanto para a gestante quanto para a criança, o que provocou a queda também de outro indicador social, o da Taxa de Natalidade.
Vale destacar que, para efeito do levantamento demográfico realizado e publicado pelo IBGE, a idade referente ao ano de 2021 (77 anos), não levou em consideração a mortalidade motivada pela Covid-19.
Fontes de Consulta
. RIBAS, Raphaela. Censo 2022: IBGE adia mais uma vez pesquisa e promete divulgar dados até 28 de dezembro – O Globo/Economia
. ROCHA, Rayane; ARAÚJO, Thayana e JANONEDA, Lucas. Pandemia reduz expectativa de vida no Brasil em 4,4 anos, diz especialista – CNN Brasil
. SILVEIRA, Daniel e CAVALLINI, Marta Cavallini. Expectativa de vida do brasileiro sobe de 76,8 para 77 anos – G1/Economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário