sábado, 31 de outubro de 2020

Brasil: Fogo que arde por queimar - Parte Introdutória

Amazônia – Agosto/2020 
Imagem capturada na Internet 
Fonte: (o) eco - Foto: Greenpeace


"Os incêndios florestais e as queimadas 
são um dos principais causadores
de perda de cobertura vegetal no país,
pois causam, dentre outros efeitos negativos: 
a destruição da fauna e da flora,
com significativo prejuízo à biodiversidade;
o desgaste da camada superficial do solo,
inclusive com o aumento drástico da erosão,
com perda de solos e assoreamento de corpos de água.
Causam, também, inúmeras doenças respiratórias 
nos seres humanos em razão da inalação de fumaça e cinzas,
gerando danos que afetam 
os interesses da população em geral." 

Demorei, mas consegui terminar os artigos, cujo tema é o mais comentado e, ao mesmo tempo, controverso. Todo ano, o referido assunto levanta muitas discussões entre os grupos de defesa com os que condenam.  

E este ano não foi diferente, mas, para ser sincera, ultimamente, está sendo até pior, pois parte deles tem o apoio e se fortalece com os mandos e desmandos do governo federal na área ambiental. 

Sob interesses escusos, em diversas situações, vê-se o descrédito atribuído ao papel das Ciências, a desvalorização dos trabalhos dos próprios órgãos federais que fazem o monitoramento, o menosprezo a determinados grupos sociais, sobretudo, os povos indígenas e comunidades tradicionais, a legislação não sendo aplicada efetivamente, o direcionamento da responsabilidade dos fatos a quem não pertence a culpa, entre outros aspectos.  

Não foi e nem é a minha intenção, aqui, me aprofundar no seu campo de sua abrangência. A minha mera explanação se baseia em tudo que aprendi, ao longo dos anos, seja nas aulas da Graduação e da Pós-Graduação (Especialização em Meio Ambiente) seja participando de Congressos, Palestras, bem como em minhas pesquisas em artigos científicos, em reportagens publicadas nas mídias, entre outros recursos.  

Sobre uma linha contínua de raciocínio, foquei mais nos aspectos principais dos fatos, nas reportagens divulgadas nas mídias e naqueles em que os meus alunos sempre apresentaram dúvidas.  

Como o artigo ficou muito extenso, muito extenso mesmo, eu optei por compartilhá-lo em várias postagens, as quais são sequenciais de acordo com a minha ideia inicial, sob uma mesma epígrafe: “Todo ano é a mesma coisa...”  

Para contemplar o texto em sua continuidade, ao final de cada postagem, disponibilizei o link de acesso, tanto em termos de prosseguir "Próximo" à leitura sequencial quanto em termos de retornar à postagem "Anterior" 

Por fim, vou compartilhar diversas charges, como sugestões para trabalhar em atividades de leitura e interpretação crítica do tema com alunos. Eu, particularmente, gosto muito de trabalhar em exercícios, atividades dirigidas, testes e provas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário