ALVO AZUL
Imagem capturada na Internet
Imagem capturada na Internet
Fonte: IBCC Oncologia
Há muito tempo estou para compartilhar este vídeo e, aproveito o presente mês e o contexto
da Campanha Outubro Rosa, para assim
fazê-lo. Não vou negar que todas, às vezes, que assisti, me emocionei
profundamente. E até hoje! Quem é que não conhece alguma pessoa ou teve algum
parente com este problema?
Trata-se da Campanha “O
Câncer de Mama no Alvo da Moda” do Instituto Brasileiro de
Controle do Câncer, o qual – na ocasião da divulgação do referido vídeo (2015)
completava 20 anos de existência.
Apesar de não ter obtido sucesso, em pesquisa na Internet, acerca
da data exata de sua criação, a mesma já deve ter ou se encontra prestes a
completar 25 anos, em 2020.
O vídeo tem o mesmo objetivo da Campanha, isto é, destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
pelo autoexame e, ao mesmo tempo, incentivar
a comercialização de produtos com o Alvo Azul.
Considerado o tipo de câncer que mais mata mulheres, no Brasil,
segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA (2020),
sua iniciativa é louvável mediante o nível de gravidade da doença, o número de
óbitos e da importância do diagnóstico precoce a tempo de trata-lo com maior
margem de segurança de cura.
Tudo começou com uma história
real vivenciada pelo estilista estadunidense
Ralph Lauren, que acompanhou a batalha,
travada por sua amiga e jornalista Nina Hyde, contra o câncer de mama. Posteriormente,
ele decidiu divulgar a importância do diagnóstico precoce da referida doença e,
com isso, alertar o maior número de mulheres acerca da mesma. Resultado, ele
foi bem sucedido na sua ideia original, associando a moda como “estratégia” de publicidade.
Foi assim que surgiu o “Alvo Azul”, enveredado
por meio da campanha Fashion Targets Breast
Cancer (1994).
Em 1995, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) trouxe a ideia para o Brasil, após estabelecer
uma parceria com o Conselho dos Designers de Moda
da América (CFDA, sigla em inglês).
O Brasil foi o primeiro país estrangeiro a realizar a Campanha
“O Câncer de Mama no Alvo da Moda”,
tendo um sucesso extraordinário. De acordo com o site do IBCC Oncologia, o sucesso alcançado da
campanha brasileira foi tanto ao ponto de superar os resultados obtidos no país
de origem da iniciativa (EUA).
Em decorrência do seu sucesso, a campanha
brasileira passou a ser o principal
case mundial para o Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA),
sendo utilizado como marketing
para que outros países se interessem a participar, abraçando e implantando a campanha
em seus respectivos territórios.
Utilizando a linguagem “fashion” para o mesmo problema –
o câncer de mama – mais de 20 países aderiram à campanha
publicitária do Alvo Azul, alguns seguindo o mesmo modelo
estadunidense e outros inovando de acordo com a sua criatividade.
Vale a pena assistir o vídeo e, principalmente, ter a consciência
quanto à importância, em primeiro lugar, do diagnóstico
precoce através da realização do
autoexame e, segundo lugar, de procurar um médico
especialista da área para maiores exames e estudos para tanto para confirmar
a ocorrência ou não de um nódulo benigno ou maligno na mama.
O vídeo foi criado em homenagem aos 20 anos da Campanha em nosso
país pela IBCC Oncologia. Para sua
produção foram convidadas sete personalidades da área
artística (atores e cantores) e três do segmento esportivo (vôlei e judô), dos quais fizeram
parte, os atores Vanessa Gerbelli, Mia Mello, Rafael Cardoso, Marcos
Pasquim e Sheron Menezzes; os cantores,
Luciano Camargo e Wanessa Camargo; os ex-jogadores,
Isabel Salgado (vôlei), Fávio Canto (judô) e o Tande (vôlei).
Orientados pela própria diretora e fotógrafa, Meran Vargens, os convidados – inicialmente - declararam
suas opiniões acerca da doença, aguardando o início da sessão de fotos. Em
determinado momento foi a vez de Meran Vargens tomar a palavra e contar a sua história,
como vítima da mesma doença e que foi submetida à mastectomia
(cirurgia de remoção completa da mama).
Detalhe, Meran
Vargens foi submetida à mastectomia dupla, isto é, nas duas mamas.
Primeiramente, as reações dos artistas e esportistas foram de forte impacto e,
depois, mais sensibilizados, demonstraram total apoio e força à diretora do
vídeo.
Para assistir o vídeo, clique AQUI!
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