segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Outubro Rosa: O Câncer de Mama no Alvo da Moda

ALVO AZUL
Imagem capturada na Internet


Há muito tempo estou para compartilhar este vídeo e, aproveito o presente mês e o contexto da Campanha Outubro Rosa, para assim fazê-lo. Não vou negar que todas, às vezes, que assisti, me emocionei profundamente. E até hoje! Quem é que não conhece alguma pessoa ou teve algum parente com este problema?

Trata-se da Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, o qual – na ocasião da divulgação do referido vídeo (2015) completava 20 anos de existência.

Apesar de não ter obtido sucesso, em pesquisa na Internet, acerca da data exata de sua criação, a mesma já deve ter ou se encontra prestes a completar 25 anos, em 2020.

O vídeo tem o mesmo objetivo da Campanha, isto é, destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama pelo autoexame e, ao mesmo tempo, incentivar a comercialização de produtos com o Alvo Azul.

Considerado o tipo de câncer que mais mata mulheres, no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA (2020), sua iniciativa é louvável mediante o nível de gravidade da doença, o número de óbitos e da importância do diagnóstico precoce a tempo de trata-lo com maior margem de segurança de cura.

Tudo começou com uma história real vivenciada pelo estilista estadunidense Ralph Lauren, que acompanhou a batalha, travada por sua amiga e jornalista Nina Hyde, contra o câncer de mama. Posteriormente, ele decidiu divulgar a importância do diagnóstico precoce da referida doença e, com isso, alertar o maior número de mulheres acerca da mesma. Resultado, ele foi bem sucedido na sua ideia original, associando a moda como “estratégia” de publicidade. Foi assim que surgiu o “Alvo Azul”, enveredado por meio da campanha Fashion Targets Breast Cancer (1994).

Em 1995, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) trouxe a ideia para o Brasil, após estabelecer uma parceria com o Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA, sigla em inglês).

O Brasil foi o primeiro país estrangeiro a realizar a Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, tendo um sucesso extraordinário. De acordo com o site do IBCC Oncologia, o sucesso alcançado da campanha brasileira foi tanto ao ponto de superar os resultados obtidos no país de origem da iniciativa (EUA). 

Em decorrência do seu sucesso, a campanha brasileira passou a ser o principal case mundial para o Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA), sendo utilizado como marketing para que outros países se interessem a participar, abraçando e implantando a campanha em seus respectivos territórios.  

Utilizando a linguagem “fashion” para o mesmo problema – o câncer de mama – mais de 20 países aderiram à campanha publicitária do Alvo Azul, alguns seguindo o mesmo modelo estadunidense e outros inovando de acordo com a sua criatividade.

Vale a pena assistir o vídeo e, principalmente, ter a consciência quanto à importância, em primeiro lugar, do diagnóstico precoce através da realização do autoexame e, segundo lugar, de procurar um médico especialista da área para maiores exames e estudos para tanto para confirmar a ocorrência ou não de um nódulo benigno ou maligno na mama.

O vídeo foi criado em homenagem aos 20 anos da Campanha em nosso país pela IBCC Oncologia. Para sua produção foram convidadas sete personalidades da área artística (atores e cantores) e três do segmento esportivo (vôlei e judô), dos quais fizeram parte, os atores Vanessa Gerbelli, Mia Mello, Rafael Cardoso, Marcos Pasquim e Sheron Menezzes; os cantores, Luciano Camargo e Wanessa Camargo; os ex-jogadores, Isabel Salgado (vôlei), Fávio Canto (judô) e o Tande (vôlei).

Orientados pela própria diretora e fotógrafa, Meran Vargens, os convidados – inicialmente - declararam suas opiniões acerca da doença, aguardando o início da sessão de fotos. Em determinado momento foi a vez de Meran Vargens tomar a palavra e contar a sua história, como vítima da mesma doença e que foi submetida à mastectomia (cirurgia de remoção completa da mama). 

Detalhe, Meran Vargens foi submetida à mastectomia dupla, isto é, nas duas mamas. Primeiramente, as reações dos artistas e esportistas foram de forte impacto e, depois, mais sensibilizados, demonstraram total apoio e força à diretora do vídeo.

Para assistir o vídeo, clique AQUI!

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