segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A Pandemia e o Caos Mental

 Imagem capturada na Internet 

Fonte: Pixabay


Desde que quando a Pandemia do Novo Coronavírus chegou ao Brasil, como já mencionei aqui, meus pensamentos oscilam e isso mexe muito comigo.  

Talvez por sua letalidade “seletiva” e, ao mesmo tempo, fortuita. Ou por eu fazer parte do Grupo de Risco ou, ainda, por ter perdido parentes, amigos e conhecidos para a Covid-19.  

Talvez todos esses sejam os motivos do meu caos mental, neste momento. Eu só sei que tudo começou em março e não sei quando vai terminar... Com a chegada de uma vacina eficaz, esta deveria ser a minha resposta, mas já falam em mutações do vírus, o que colocará em risco a potência desta em seu combate.  

Eu escrevia essa poesia (ou não será uma poesia?) em meados de abril e só agora resolvi publicar neste espaço. 


A PANDEMIA E O CAOS MENTAL

                                             Marli Vieira de Oliveira da Silva

 

Eu nunca pensei viver sob este abismo

Abismo entre a serenidade e o temor

Entre a fé e o medo

Entre o otimismo e o pessimismo

Os quais alimentam permanentemente um estado de caos mental

Capaz de nos roubar a paz interior

E aniquilar a tranquilidade e a alegria de viver.

 

A vida é algo pulsante na sua integridade

E de constante interação com o mundo,

Se por um lado ficar em casa nos imputa certa segurança

com relação a um certo mal que circula na sociedade

Este nos coloca, fisicamente, à parte do próprio mundo

Projetando-nos como seres inacabados

Sem sonhos e perspectivas plausíveis de um retorno à normalidade

 

Mas, qual normalidade? Nada mais será como antes.

Normalidade será passado, só nos restará nas lembranças

E são essas lembranças que nos trazem uma dor no peito,

A dor da saudade e de reconhecimento do valor da vida

Viveremos uma nova etapa, será algo inovador.

Uma nova normalidade, novos hábitos...

Pelo menos é o que se espera,

Pois estaremos sob os riscos de uma nova onda

E de outras e novas Pandemias.

 

Por enquanto, o combate não cessou.

O mal que começou 

Aniquilando nossa tranquilidade, muitas vidas e nossas esperanças

Permanece ativo e imbatível

Mas, há uma grande luz no final do túnel

Atrelada à comunidade científica e às tecnologias

Na busca incessante em desenvolver uma vacina eficaz

Capaz de barrar a sua propagação e o desenvolvimento da doença.

 

Muitos se foram, sem despedidas

Muitas vezes, sem saber as razões reais

Só quem ficou, sabe e chora

E sabe, com temor, pois ainda não está livre de se acometido do mesmo mal

 

Eu nunca pensei viver sob este abismo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário