terça-feira, 3 de novembro de 2020

Novembro Azul: A Atitude certa na superação do preconceito

 

Imagem capturada na Internet
Fonte: SINTEPS

Antes de falar em novembro, vale lembrar que o mês de outubro acabou, mas, em nenhum momento, devemos esquecer da Campanha do “Outubro Rosa”, voltado para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer da mama, tanto para o público feminino quanto para o masculino, uma vez que há registro da doença também nos homens (em menor número, mas há). Não devemos esquecer porque o autoexame é importante e deve ser realizado durante o ano inteiro, assim como marcar uma consulta a um médico especialista.   

Estamos no início do mês de novembro e este é dedicado também a uma campanha na área da Saúde, só que desta vez é de conscientização quanto à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esta, no entanto, é voltada para o sexo masculino, pois a próstata é uma glândula que só o homem possui 

De acordo com o portal do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele (não-melanoma). Comparando os países, a sua taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos do que em países em desenvolvimento.  

É o tipo de câncer considerado da terceira idade (faixa etária de idosos), tendo em vista que aproximadamente 75% dos casos, no mundo inteiro, ocorrem a partir dos 65 anos.  

Em sua fase inicialo câncer de próstata é assintomático, no entanto, em 95% dos casos, quando ele é diagnosticado já se encontra em estágio avançado, cujos sintomas mais comuns são: dor óssea, sangramento na urina e dificuldades para urinar. Sendo assim, a ida ao médico, periodicamente, torna-se imprescindível.  

Isso é fundamental, ou seja, ir ao médico regularmente, pois, embora a maioria dos tumores cresça de forma lenta, alguns podem crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos, podendo levar à morte.  

A orientação é que, mesmo na ausência de sintomas da doença, homens – na faixa de 45 anos - com histórico familiar e, aqueles com 50 anos ou mais idade, mas sem histórico de câncer da próstata entre os familiares devem ir anualmente ao urologista.  

De acordo com o INCA, o aumento nas taxas de incidência verificado em nosso país pode ser “parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida”.  

A ideia da Campanha Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando que no mês se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11).  

Além de sua importância quanto à prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer, a Campanha também tem, por objetivo, quebrar velhos tabus para o público masculino, isto é, do homem fazer o exame preventivo de toque retal, que é fundamental para este tipo de câncer.  

Muitos homens ainda têm aversão a tal procedimento por mero preconceito, mas através deste, o médico pode avaliar o volume e a consistência da próstata, assim como a presença ou não de nódulos na glândula.  

Em nosso país, a realização desta Campanha partiu da iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008, intitulada “Um Toque”.  

Em 2012, o Instituto Lado a Lado pela Vida passou a integrar tal projeto no âmbito da Campanha Internacional, passando a promovê-la durante o mês de novembro (Novembro Azul). Por ser voltado exclusivamente para o público masculino, a referida Campanha ainda exibe um bigode.  

E tal como a Campanha Outubro Rosa, a Campanha Novembro Azul não deve ficar restrita apenas a esse período, ou seja, ela deve ser pensada a qualquer época do ano, assim como a visita a um urologista e/ou proctologista (especialidades médicas para este tipo de câncer).  

Por isso, Novembro Azul não deve ficar restringido ao mês em curso, assim como este e outros tipos de câncer deve fazer parte da preocupação constante de toda a sociedade, pois só assim muitos casos poderão ser prevenidos e até curados, quando descobertos em sua fase inicial. 

 

Fontes de Consulta

. Instituto Lado a Lado pela Vida  

. Instituto Nacional de Câncer(INCA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário