domingo, 29 de novembro de 2020

E a Disputa pela Grande Vaga é hoje... 2° Turno da Eleição Municipal

 
Imagens capturadas na Internet e
manipuladas no Adobe Photoshop

Hoje, dia do 2° Turno das Eleições Municipais, é o grande dia para os dois candidatos ao cargo de Prefeito em 57 municípios de 21 Unidades Federativas, sendo 18 deles para as capitais.  

Daqui a menos de 1 hora (17h) a votação será encerrada, a exceção dos municípios localizados no 3° e 4° Fuso Horário do Brasil, tendo cada uma diferença, respectivamente, de 60 minutos (1 hora) e 120 minutos (2 horas). Seguindo esse mesmo padrão, o resultado do sufrágio deverá ser divulgado, hoje, à noite.  

Os únicos estados brasileiros que definiram os prefeitos de suas respectivas capitais, no 1° Turno das Eleições, ocorrido no último dia 15, foram: Bahia (Salvador), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Minas Gerais (Belo Horizonte), Paraná (Curitiba), Rio Grande do Norte (Natal), Santa Catarina (Florianópolis) e Tocantins (Palmas).  

As capitais dos dezoitos estados que estão na disputa de hoje são:  

Região Norte: Rio Branco (Acre), Manaus (Amazonas), Belém (Pará), Porto Velho (Rondônia) e Boa Vista (Roraima).  

Observação: O Amapá, como já havia publicado neste espaço, o pleito eleitoral na capital foi adiado por conta dos problemas de energia em quase todo o estado (data ainda a confirmar).    

Região Nordeste: Aracaju (Sergipe), Fortaleza (Ceará), João Pessoa (Paraíba), Maceió (Alagoas), Recife (Pernambuco), São Luís (Maranhão) e Teresina (Piauí);  

Região Sul: Porto Alegre (Rio Grande do Sul);  

Região Sudeste: Vitória (Espírito Santo), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e São Paulo (São Paulo);  

Região Centro-Oeste: Goiânia (Goiás) e Cuiabá (Mato Grosso).  

Em minha cidade, Rio de Janeiro, a disputa do 2° Turno será entre Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos). Uma disputa entre o ex-Prefeito da cidade (Eduardo Paes) com o atual prefeito (Marcelo Crivella).  

Seria uma disputa equivalente ao pleito entre Donald Trump e Joe Biden, nos Estados Unidos, ocorrido no início deste mês. Digo em equivalente porque a população votou em Joe Biden, garantindo a vitória a este em cima Donald Trump, porque não queriam a reeleição do atual presidente dos EUA.  

O mesmo se processa na cidade do Rio de Janeiro, a maioria dos eleitores deverão votar no candidato Eduardo Paes, não por ele em si, como político, mas para não reeleger o Crivella.  

Nas redes sociais circula até uma mensagem contextualizada com essa situação:  


Vamos aguardar os resultados e como serão os quatro anos de gestão do próximo prefeito eleito. Uma coisa é certa, a nossa cidade e até o nosso estado clamam por mudanças melhores!

Fonte: Eleições: saiba quais são as 57 cidades onde haverá segundo turno – R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário