Hoje, dia do 2° Turno das Eleições Municipais, é o grande dia para os dois candidatos ao cargo de Prefeito em 57 municípios de 21 Unidades Federativas, sendo 18 deles para as capitais.
Daqui a menos de 1 hora (17h) a votação será encerrada, a exceção dos municípios localizados no 3° e 4° Fuso Horário do Brasil, tendo cada uma diferença, respectivamente, de 60 minutos (1 hora) e 120 minutos (2 horas). Seguindo esse mesmo padrão, o resultado do sufrágio deverá ser divulgado, hoje, à noite.
Os únicos estados brasileiros que definiram os prefeitos de suas respectivas capitais, no 1° Turno das Eleições, ocorrido no último dia 15, foram: Bahia (Salvador), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Minas Gerais (Belo Horizonte), Paraná (Curitiba), Rio Grande do Norte (Natal), Santa Catarina (Florianópolis) e Tocantins (Palmas).
As capitais dos dezoitos estados que estão na disputa de hoje são:
Região Norte: Rio Branco (Acre), Manaus (Amazonas), Belém (Pará), Porto Velho (Rondônia) e Boa Vista (Roraima).
Observação: O Amapá, como já havia publicado neste espaço, o pleito eleitoral na capital foi adiado por conta dos problemas de energia em quase todo o estado (data ainda a confirmar).
Região Nordeste: Aracaju (Sergipe), Fortaleza (Ceará), João Pessoa (Paraíba), Maceió (Alagoas), Recife (Pernambuco), São Luís (Maranhão) e Teresina (Piauí);
Região Sul: Porto Alegre (Rio Grande do Sul);
Região Sudeste: Vitória (Espírito Santo), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e São Paulo (São Paulo);
Região Centro-Oeste: Goiânia (Goiás) e Cuiabá (Mato Grosso).
Em minha cidade, Rio de Janeiro, a disputa do 2° Turno será entre Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos). Uma disputa entre o ex-Prefeito da cidade (Eduardo Paes) com o atual prefeito (Marcelo Crivella).
Seria uma disputa equivalente ao pleito entre Donald Trump e Joe Biden, nos Estados Unidos, ocorrido no início deste mês. Digo em equivalente porque a população votou em Joe Biden, garantindo a vitória a este em cima Donald Trump, porque não queriam a reeleição do atual presidente dos EUA.
O mesmo se processa na cidade do Rio de Janeiro, a maioria dos eleitores deverão votar no candidato Eduardo Paes, não por ele em si, como político, mas para não reeleger o Crivella.
Nas redes sociais circula até uma mensagem contextualizada com essa situação:
Vamos aguardar os resultados e como serão os quatro anos de gestão do próximo prefeito eleito. Uma coisa é certa, a nossa cidade e até o nosso estado clamam por mudanças melhores!
Fonte: Eleições: saiba quais são as 57 cidades onde haverá segundo turno – R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário