quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Feira Cultural: O Sambaqui e os Povos Sambaquieiros - Turma 1705

 
Cartaz confeccionado e pregado na porta da sala


Dando continuidade à postagem anterior... O tema da Turma 1705 na Feira Cultural foi sobre “A Natureza como Suporte Físico do Homem ao Longo da História”. 

A turma foi dividida em três Grupos, cada qual contendo 13 alunos. Os membros de cada grupo foram acertados entre eles, o que eu discordei a princípio, por mais que tenha sido democrático. Afinal, esta medida resultou na formação de subgrupos, mais ou menos homogêneos, em termos de aptidões. 

O Grupo, sob a minha responsabilidade, abordou Sambaquis e os Povos Sambaquieiros. O segundo Grupo, sob a responsabilidade da Prof.ª Daniela, trabalhou com tema Etnobotânica (ramo da Botânica que estuda o papel e o uso de certas plantas na vida de determinado povo), focando as plantas medicinais de uso dos grupos indígenas. O terceiro e último Grupo, na ordem de apresentação, foi de Matemática, sob as orientações do Prof. Valter, o qual trabalhou com estatísticas acerca de dados dos dois grupos (sambaquieiros e indígenas).  

Antes de definir os tópicos a serem abordados pelos subgrupos Grupo 1 (Sambaqui e Povos Sambaquieiros), eu expliquei do que se tratavam e a principal área científica responsável pelas pesquisas destes que é a Arqueologia. Ressaltei ainda que existem outros ramos científicos que contribuem para o respectivo estudo e que auxiliam à própria Arqueologia, como Antropologia Física, História, Geografia, Geologia, a Botânica, a Sedimentologia e outros.

Como o segundo subgrupo deveria apresentar uma estrutura de sambaqui, para isso, a aquisição e/ou compra de alguns materiais foram necessários, tais como:

- Areia;

- Conchas;

- Massa de biscuit para confeccionar coquinhos;

- Tinta guache marrom;

- Imagem colorida de um Crânio;

- Ossos de frango (limpos com água sanitária);

- Carvão vegetal (para simular restos de fogueira);

- Cacos de cerâmica.

 

Os 13 alunos do Grupo foram subdivididos de acordo com os tópicos explanados por eles. Assim sendo, a sequência das abordagens foi: 

1° Subgrupo: Sambaqui

         - Definição (raiz etimológica no tupi-guarani);

         - Localização no mapa do Brasil 

           (ambiente litorâneo e fluvial);

         - “Bens Nacionais”, protegidos pela Lei Federal 3924 

             de 26 de julho de 1961;

         - Principais características dos povos sambaquieiros; 

- A importância do seu estudo;

- Arqueologia e o papel do arqueólogo.

 

2° Subgrupo: Principais características dos Sambaquis

         - Exposição de uma camada de um sambaqui;

         - Composição e funções dos sambaquis;

         - Vestígios de atividades humanas encontradas 

  nos sambaquis.

 

3° Subgrupo: Os maiores sambaquis do Brasil:

         - Destruição de muitos sambaquis (subida do nível 

           do mar e, também, pela ocupação do solo ou para 

           produção de cal);

        - Os maiores se encontram em Santa Catarina 

   (municípios de São Francisco do Sul, Jaguaruna, 

    Laguna e Garuva).

 

4° Subgrupo: Sambaquis no estado do Rio de Janeiro.


Em termos de lembrancinha aos professores-visitantes e responsáveis foi oferecido um saquinho contendo algumas conchas e um encarte, capturado na Internet, o qual descrevia o que havia “Por dentro do sambaqui”. 

Desconheço a fonte original do texto


Fotos do meu acervo particular

GRUPO N° 01


















GRUPO N° 02

No final da apresentação dos alunos,

eles ofereceram chá de Camomila aos

Professores e Responsáveis











GRUPO N° 03

Após a apresentação do Grupo,

os alunos-visitantes e demais puderam participar de um jogo de perguntas

e, como prêmio, o vencedor ganhava um doce





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