Cartaz confeccionado e pregado na porta da sala
Dando continuidade à postagem anterior... O tema da Turma 1705 na Feira Cultural foi sobre “A Natureza como Suporte Físico do Homem ao Longo da História”.
A turma foi dividida em três Grupos, cada qual contendo 13 alunos. Os membros de cada grupo foram acertados entre eles, o que eu discordei a princípio, por mais que tenha sido democrático. Afinal, esta medida resultou na formação de subgrupos, mais ou menos homogêneos, em termos de aptidões.
O Grupo, sob a minha responsabilidade, abordou Sambaquis e os
Povos Sambaquieiros. O segundo Grupo, sob a responsabilidade da Prof.ª Daniela,
trabalhou com tema Etnobotânica (ramo da Botânica que estuda o
papel e o uso de certas plantas na vida de determinado povo), focando as plantas
medicinais de uso dos grupos indígenas. O terceiro e último Grupo, na ordem de
apresentação, foi de Matemática, sob as orientações do Prof. Valter,
o qual trabalhou com estatísticas acerca de dados dos dois grupos (sambaquieiros
e indígenas).
Antes de definir os tópicos a serem abordados pelos subgrupos Grupo 1 (Sambaqui e Povos Sambaquieiros), eu expliquei do que se tratavam e a principal área
científica responsável pelas pesquisas destes que é a Arqueologia. Ressaltei ainda que
existem outros
ramos científicos que contribuem para o respectivo estudo e que auxiliam à
própria Arqueologia, como Antropologia Física, História, Geografia, Geologia, a Botânica, a Sedimentologia e outros.
Como o segundo subgrupo deveria apresentar uma estrutura de
sambaqui, para isso, a aquisição e/ou compra de alguns materiais
foram necessários, tais como:
- Areia;
- Conchas;
- Massa de biscuit para confeccionar coquinhos;
- Tinta guache marrom;
- Imagem colorida de um Crânio;
- Ossos de frango (limpos com água sanitária);
- Carvão vegetal (para simular restos de fogueira);
- Cacos de cerâmica.
Os 13 alunos do Grupo foram subdivididos de acordo com os tópicos explanados por eles. Assim sendo, a sequência das abordagens foi:
1° Subgrupo: Sambaqui
- Definição
(raiz etimológica no tupi-guarani);
- Localização no mapa do Brasil
(ambiente litorâneo e fluvial);
- “Bens Nacionais”, protegidos pela Lei Federal 3924
de 26 de julho de 1961;
- Principais
características dos povos sambaquieiros;
- A importância do seu estudo;
- Arqueologia e o papel do
arqueólogo.
2° Subgrupo: Principais características dos Sambaquis
- Exposição de uma camada de um sambaqui;
- Composição e funções dos sambaquis;
- Vestígios de atividades humanas encontradas
nos sambaquis.
3° Subgrupo: Os maiores sambaquis do Brasil:
- Destruição de muitos sambaquis (subida do nível
do mar e, também, pela ocupação do solo ou para
produção de cal);
- Os maiores se encontram em Santa Catarina
(municípios de São Francisco do Sul, Jaguaruna,
Laguna e Garuva).
4° Subgrupo: Sambaquis no estado do Rio de
Janeiro.
Em termos de lembrancinha aos professores-visitantes e responsáveis foi oferecido um saquinho contendo algumas conchas e um encarte, capturado na Internet, o qual descrevia o que havia “Por dentro do sambaqui”.
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