Perfil de um Sambaqui Imagem capturada na Internet Fonte: Wikipédia Foto: Thigruner |
SAMBAQUI: BREVE RESUMO
Por Marli Vieira de Oliveira da Silva
- Sítio arqueológico, pré-histórico, constituídos basicamente por várias camadas compostas de areia, terra e conchas.
- As camadas arqueológicas superpostas dos sambaquis representam sucessivas ocupações humanas, sendo que as inferiores as mais antigas e as camadas superiores as mais recentes.
- Os indígenas surgiram depois dos sambaquieiros. Daí os sambaquieiros serem considerados povos originários do nosso território.
- Os sambaquis se encontram distribuídos ao longo de quase toda a costa litorânea brasileira, havendo também registros em ambientes fluviais (rios), ou seja, eles habitam próximos aos locais em que haviam bastante alimentos.
- Foram por populações humanas que viveram no período de cerca de 7.000 a 1.000 anos BP.
- Na língua tupi, sambaqui significa "tamba" (= moluscos) e "ki" (= amontoado ou depósito), ou seja, quer dizer, “amontoando de conchas”.
- Em suas camadas são encontrados inúmeros vestígios de atividade humana, como artefatos líticos, ósseos e de conchas, restos de fogueiras, sepultamentos humanos, entre outros materiais.
- Os sambaquis variam de pequenas elevações (de 2 metros de altura, por exemplo) até estruturas maiores, com mais de 30 metros de altura.
- Os maiores sambaquis do Brasil se encontram em Santa Catarina,
nos municípios de São Francisco do Sul, Jaguaruna, Laguna e Garuva.
. Funções dos sambaquis: Habitação; Sepultamento
e/ou ambos (Habitação
e Sepultamento). Sob esta última função (Habitação e Sepultamento)
pode-se afirmar que - no mesmo local - os sambaquieiros moravam, se alimentavam, confeccionavam
suas armas e ferramentas e enterravam os seus mortos.
- Os sambaquieiros eram povos pré-históricos, pescadores, coletores e caçadores que viviam em um determinado local por uma grande parte de suas vidas. Daí eles serem considerados, para muitos, povos sedentários.
- Eles desconheciam a agricultura (cultivo de alimentos) e a domesticação de animais (criação).
- Importância de seu estudo: informações sobre quem eram os sambaquieiros (ou o homem do sambaqui), como eram suas vidas e costumes, bem como o meio natural da época (e seus elementos).
- Os sambaquis são “Bens Nacionais”, protegidos pela Lei Federal 3924 de 26 de julho de 1961 (Monumentos Arqueológicos e Pré-Históricos).
Fontes de Consulta
. CRANCIO, Filomena: Os sambaquis de Saquarema (2010) – O Saquá (O Jornal de Saquarema)
. GUIDA, Victor: Você sabe o que é um sambaqui? – Arqueologia e Pré-História
. KNEIP, Lina Maria et al: Coletores e Pescadores
Pré-Históricos de Guaratiba, Rio de Janeiro (1985) – UFRJ/UFF
. KNEIP, Lina Maria et al: O Sambaqui de Manitiba I e Outros
Sambaquis de Saquarema, RJ (2001) – Documento
de Trabalho – 5: 1-91. Departamento de Antropologia/ Museu Nacional - UFRJ
. OLIVEIRA, Nanci Vieira de; FUNARI, Pedro Paulo A ; MARIA, J. B. M. . Preservação e Conservação de Sítios Arqueológicos no Estado do Rio de Janeiro: Arqueologia em Angra dos Reis e Educação Patrimonial (2007). Apresentação de Trabalho/Comunicação
. PINTO, Lilian Cardoso e Silva Costa: Arqueologia dos Sambaquis de Sernambetiba e Amourins (Recôncavo da Baía de Guanabara, RJ): Um Histórico das Pesquisas Zooarqueológicas - Rio de Janeiro, Museu Nacional, UFRJ, Departamento de Geologia e Paleontologia, 2012, x, 43pp. – Monografia de Especialização em Geologia do Quaternário (em PDF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário